Quer conhecer quais são as tendências do marketing esportivo para 2023? Antes de mais nada, o esporte é, definitivamente, um assunto que desperta o interesse das pessoas. Sendo assim, a Copa do Mundo, jogos olímpicos e outros campeonatos existem para comprovar essa paixão.
Dessa maneira, o Marketing Esportivo também está se tornando cada vez mais relevante. Uma vez que estamos falando de um conjunto de ações e estratégias interessante, lucrativo e com diversas oportunidades para inovar e atrair mais público.
Então, a Betpix365 trouxe as tendências do Marketing Esportivo para serem aproveitadas.
Marketing Esportivo: o que é?
Primeiramente, tenha em mente que o Marketing Esportivo é uma ferramenta eficiente e com muito potencial para trazer novas oportunidades de negócios, bons resultados e mais lucro. Em suma, é a maneira de usar o esporte como forma de engajamento nos meios de comunicação.
Então, dá para unir as características do mundo esportivo ao plano de estratégias do marketing. Uma vez que o esporte envolve sentimentos como paixão, indo muito além das preferências por times e torcida por atletas.
Sendo assim, é possível notar nas ações do Marketing Esportivo, o aumento nos lucros, percepção de marcas e envolvimento com eventos do segmento. Ou seja, há mais engajamento com os torcedores, enquanto é estimulada variações do esporte nos negócios.
Qual é a importância do Marketing Esportivo no Brasil?
De maneira geral, podemos dizer que o Marketing Esportivo usa as principais ferramentas da Propaganda e Marketing com as peculiaridades do esporte. Por exemplo, mais emoção, paixão por times, empatia pelos atletas e prazer em torcer.
Isso significa que é possível encontrar uma maneira de se apropriar das ações de um atleta ou de um clube como uma ferramenta para comunicação e vendas.
Além disso, no Brasil, são feitos muitos investimentos no futebol. Por exemplo, quando são colocados logotipos dos patrocinadores nos uniformes dos clubes. Ou seja, este é um exemplo simples e também um dos mais conhecidos.
Sendo assim, ao patrocinar atletas e times, as empresas colocam recursos para ter bons resultados, conquistas e até mesmo recordes. Isso significa que o seu negócio pode até se destacar como socialmente responsável, o que é considerado relevante pelos consumidores.
Melhores tendências do Marketing Esportivo para 2023
Então, confira quais são as tendências que podem guiar suas decisões para novas campanhas e ações de marketing esportivo.
Lugar especial para as mulheres
Definitivamente, o número de mulheres torcedoras e fanáticas por esportes vem crescendo nos últimos anos, e isso não deve ser ignorado pela propaganda e marketing. Isso quer dizer que se comunicar com as mulheres nas ações de Marketing Esportivo é essencial e pode ser considerada uma tendência para a área.
Por exemplo, temos as tenistas Serena Williams e Maria Sharapova como embaixadoras de grandes marcas mundiais.
Relacionamento próximo com o sócio-torcedor
No geral, os programas de sócio-torcedor estão voltando a se fortalecer. Atualmente são considerados uma grande tendência no Marketing Esportivo.
Sendo assim, o foco desses programas está no desenvolvimento de mais ações de relacionamento com o sócio, buscando fidelizá-los. Uma vez que boas estratégias de marketing sabem identificar o perfil de quem é sócio e de quem quer tornar.
Portanto, o segredo está em proporcionar planos adequados para cada situação. Ou seja, a acessibilidade precisa ser considerada. Assim, coloque muitos níveis de planos à disposição, desde os mais baratos aos mais caros.
Paixão ligada à causas sociais
Já sabemos que o esporte é algo que ultrapassa os limites dos campos e arenas. Afinal, a importância dos atletas e entidades do meio esportivo cresce cada vez mais
Sendo assim, a formação de caráter é frequentemente associada a um atleta em destaque, principalmente pelos fãs que ainda são crianças. Então, o Marketing Esportivo tem na associação com causas sociais uma ótima oportunidade de audiência e relevância.
Assim, existem várias organizações não governamentais e instituições sem fins lucrativos sérias e dedicadas a grandes causas na área da saúde, pessoas em vulnerabilidade, educação e animais.
Marketing esportivo, realidade virtual e metaverso
Outro ponto em destaque é a realidade virtual. Nesse caso, a sacada está em oferecer experiências interativas, que despertam o interesse do consumidor, ao invés de interrompê-lo com anúncios.
Dessa maneira, quando usada no Marketing Esportivo, esta tática traz experiências marcantes, além de muito lucrativas.
Ou seja, a inovação e avanço tecnológico ocasionam muitas possibilidades para se trabalhar com Realidade Virtual. Sendo assim, as equipes de Marketing Esportivo conseguem usar a criatividade para planejar boas ações.
Na prática, o metaverso traz experiências imersivas e interativas em ambientes online. No entanto, o conceito não é exatamente novo. Até mesmo o jogador de futebol Cristiano Ronaldo já havia apresentado a ZujuGP, uma empresa que deseja explorar o metaverso.
Com um vídeo com CR7 vestido de samurai, o lançamento da plataforma foi focado no mercado asiático.
Já o Manchester City, um dos maiores clubes do futebol mundial e campeão da Premier League (Inglaterra) garantiu uma parceria com especialistas em realidade virtual para criar uma versão digital do seu estádio, o Etihad Stadium.
Portanto, sabemos que o metaverso é uma das grandes novidades que estão revolucionando nossa realidade. De acordo com estudo da Bloomberg Intelligence, estipula-se que a oportunidade de mercado do metaverso, até 2024, seja de US$800 bilhões.
Redes sociais e anúncios no marketing esportivo
Por fim, as redes sociais são ótimas ferramentas para o Marketing Esportivo.
Sendo assim, os clubes estão investindo cada vez mais em oportunidades nas redes digitais. Isso é feito com o objetivo de entrar nesse mercado, comercializar espaços nos posts e transmissões ao vivo de partidas, por exemplo.
Definitivamente, ações de marketing digital, conteúdo em vídeo e posts relevantes são estratégias que vão estar em alta nos próximos anos.
Então, o que achou das tendências de marketing esportivo? Deixe nos comentários.